Páginas

Marcadores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cineclubismo e Educação

"Compreendendo o cineclube como um espaço vinculado a uma concepção democrática de organizar a relação do público com a obra cinematográfica – agora audiovisual, o cineclube institui-se como lugar do novo e do público. O cineclubismo na escola pode contribuir para ressignificar o papel da própria escola na renovação do conhecimento que caracterizará a inclusão integral.
Neste contexto, ética, estética, política e educação devem ser fatores de um processo crítico, democrático e integral inserido nas práticas escolares." (Fonte: http://cncbrasil.wordpress.com/acao-coletiva/educacao/)

 Pensando nesse processo transformador que se dá através das exibições audiovisuais e debates, que os cineclubes promovem, o Cineclube Colorado irá exibir para alunos do EJA, da EMEF Stélida Dias, o filme documentário "Lixo Extraordinário". 

O Filme

Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. 

Segundo o dicionário “lixo” significa qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana. Antes de chegar ao Jardim Gramacho, Vik Muniz e os diretores do documentário não esperavam encontrar nada muito diferente disso, mas se surpreenderam ao conhecer pessoas cativantes, cheias de dignidade, como Tião, jovem presidente da ACAMJG (Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho), ou Zumbi, catador que resgata os livros do lixão e acabou montando uma biblioteca com os exemplares.

Serviço:
Exibição "Lixo Extraordinário"
Dia: 28/09/2011 - Quarta
Local: EMEF Stélida Dias, Campo Grande, Cariacica
Hora: A partir das 20h

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

As montanhas capixabas em destaque no Cineclube Colorado

As lendas, histórias e formas de sete monumentos naturais do Espírito Santo.


 "Siga Minhas Mãos", um projeto audiovisual que representa o imaginário popular das comunidades que vivem no entorno de alguns dos imponentes monumentos naturais do Espírito Santo.
O título do documentário é uma homenagem aos moradores que não se cansam de desenhar, com as mãos, no ar, os detalhes visualizados nas pedras.


As montanhas registradas:

O Frade e a Freira – Vargem Alta e Itapemirim
O Amor entre um Frade e uma Freira. Para alguns, os amantes foram perdoados e homenageados como pedreira, para outros, eles foram castigados por Deus.



Pedra da Ema – Burarama, Cachoeiro de Itapemirim
Também conhecida como a Ave Misteriosa do Meio Dia, possui o desenho de um pássaro que surge graças aos raios solares que nela incidem.


Pedra Menina – Dores do Rio Preto
Onipotente pedra com o formato de uma menina deitada, a formosa figura possui aproximadamente 2117 metros de altitude.

Pedra Camelo - Pancas
É constituida pela encadeamento de cinco pedras que formam a figura de um camelo deitado.

Moxuara e Mestre Álvaro – Cariacica e Serra
Duas montanhas que participam da mesma lenda.
Pedra do Elefante – Nova Venécia
Tombada como Monumento Paisagístico Natural, pelo Conselho Estadual de Cultura, a Pedra do Elefante é parte da cadeia que dá inicio a formação da Serra dos Aymorés.



Um documentário de Luciana Gama

EM CARTAZ "SIGA MINHAS MÃOS"
DIA: 29/09/2011
HORA: 20H
LOCAL: BAR DO PANTERA
Rua Cel Olímpio Cunha, Campo Grande, Cariacica - ES (Próx BR 262, em frente ao Café Praça 8)

ENTRADA FRANCA! 

domingo, 18 de setembro de 2011

Exibição + Debate

Na última quinta, 15/09, o Cineclube Colorado exibiu o filme “O Veneno está na mesa” de Silvio Tendler. O filme faz parte da Campanha permanente contra agrotóxicos e pela vida, uma campanha nacional que denúncia o uso indiscriminado do agrotóxico, prejudicando a vida de todos os cidadãos brasileiros e, principalmente, degradando a saúde do trabalhador rural.

Apesar da chuva, o tímido público compareceu para prestigiar o filme, após a exibição quem esteve presente pode bater um papo com Heider Boza, estudante de Geografia/UFES, coordenador do Coletivo Casa Verde e integrante do Comitê Estadual da Campanha permanente contra agrotóxicos e pela vida.  Heider explicou os objetivos da campanha e como o filme foi realizado – “A campanha iniciou em abril, o filme é uma das ferramentas da campanha, o Diretor do filme – Sílvio Tendler, acabou conhecendo a campanha e através das pesquisas feitas fez esse filme que está sendo bem aceito por todos” diz Heider.

Quem também compareceu à exibição foi a professora da UFF, Geovana Tabachi. A professora Geovana é integrante do Núcleo Raízes da Piedade, que ganhou uma cópia do filme, ela também participa do projeto Cineclube Socioambiental no Polo Universitário de Campos dos Goytacazes (PUCG/UFF) -  “toda primeira quarta-feira do mês é exibido um filme com temática ambiental e logo após acontece um debate com alguém da área”, diz.

Confira o vídeo:

A próxima exibição do Cineclube Colorado será dia 29 de Setembro, em breve mais informações.