O crescimento do cinema nacional, as novas formas de produção audiovisual, a internet e os incentivos financeiros estão ganhando destaque e fortalecendo aqueles que amam a sétima arte. Mesmo com todo esse avanço, esbarramos num velho problema: a distribuição de tais obras. Por mais que os filmes brasileiros ganham destaque, ainda é pequena a parcela de filmes nacionais que são exibidos e muito menos as produções independentes, que ficam restritas aos festivais e exibições locais, ou ainda, em canais de exibição virtual. Outro problema é o número de salas exibidoras, em sua maioria encontram-se em shoppings, ofertam filmes que dão mais lucro e o valor do ingresso não é acessível a maioria da população.
E como fazer chegar ao público uma obra nacional ou independente em meio a um mercado dominado pela industria cinematográfica?
São muitas as ações promovidas com vistas à democratização do audiovisual, que vão desde a realização de mostras, circuitos itinerantes até oficnas de capacitação e criação de cineclubes. Onde o público tem acesso, não só aos filmes, como também, aos meios de produção, as associações e comunidades se fortalecem e mobilizam-se em torno das propostas de democratização audiovisual.
Outra iniciativa que vem dando certo e que já chega ao seu segundo ano é o Cineclube Colorado, em Cariacica – ES. A ideia surgiu de um grupo de amigos que, sentindo falta de atividades culturais voltada para o audiovisual, resolveram se juntar e formar um cineclube. Com uma estrutura simples, objetivo é democratizar o acesso às obras cinematográficas que muitas vezes o grande público desconhece e, também, dar oportunidade do realizador indepndente ver seu filme exibido nas telonas.
Os cineclubes surgem como soluções para essas desigualdades culturais. Por não ter fins lucrativos, possuir estrutura democrática e ser uma iniciativa do público, eles funcionam como células de difusão cinematográfica.
O Cineclube Colorado, que acaba de completar dois anos de existência, caminha a pequenos passos na formação de uma cultura mais democrática, a cada exibição cativa pessoas que se encantam ao ver filmes que são feitos em terras capixabas e até mesmo filmes nacionais que não tiveram a oportunidade de ser exibido nos cinemas do estado.
A partir do incentivo do Programa Rede Cultura Jovem o Cineclube Colorado pretende exibir em novos espaços, alcançar um maior público e incentivar a formação de novos cineclubes no Município de Cariacica. Além, é claro, de se tornar um referencial na divulgação do cinema capixaba, criando um circuito alternativo de exibição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário