Páginas

Marcadores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Agenda de Fevereiro

10/02


O paradoxo da espera do ônibus
Um cara espera pelo ônibus. Será que ele virá? Quando? O que fazer?

De Christian Caselli, 3 min, animação, 2007

O curta conta uma piada já gasta, sobre um cara que espera um ônibus. Quanto mais ele aguarda, mais fica com a sensação de que logo-logo a condução chegará. Só que o tempo vai passando e, exatamente por causa disso, mais cresce essa sensação.
O curta acrescenta um pouco a isso, no entanto, com a narração bem colocado de Chico Serra. O texto em off até que é divertido.
É merecido um destaque para os desenhos. Assinados por Gabriel Renner, eles têm um quê de histórias em quadrinhos. Lembram um pouco o traço de alguns desenhistas independentes, como o Crumb.


 Quarta B

 
Sinopse: A professora de uma escola primária, o diretor, o zelador e quinze pais estão reunidos na mesma sala para discutir um tabu: o que fazer ao encontrar drogas com um aluno de 10 anos? Há uma proposta de todos tentarem entrar no universo das crianças que usam drogas e experimentarem juntos. Acusações, intrigas e muitas revelações vêm à tona enquanto cada um deles tenta proteger a própria família.
Brasil, 2005
Diretor: Marcelo Galvão
Gênero: Comédia / Drama, 90 minutos.

Curiosidades

  • O set foi invadido pela polícia pois os moradores da vizinhança do galpão onde o filme estava sendo rodado (que não sabiam o que acontecia ali) pensaram que houvesse comércio de drogas no local.
  • Alguns atores são conhecidos, mas nenhum recebeu cachê segundo contou o diretor em entrevista.

Premiações

  • Foi escolhido como o melhor filme pelo público da 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A escolha foi feita pelos espectadores por meio de notas, sendo que a nota máxima era 5 e Quarta B obteve nota 4,42, acima da nota 4,28 do filme Cinema, Aspirinas e Urubus, escolhido pelo júri internacional como melhor filme da competição.
  • Recebeu o prêmio Bombril na categoria de melhor filme brasileiro de ficção de 2005, na mesma mostra.
Serviço
Exibição dia 10/02/11 (quinta-feira)
Onde? Bar do Pantera
Que Horas? 20h
ENTRADA FRANCA
O Bar do Pantera fica na Rua Cel Olímpio Cunha, Campo Grande, Cariacica -ES
(Em frente ao Café Praça 8, BR 262)

Após o filme vai rolar um bate papo sobre os temas abordados. Não perca!



24/02

Esquentando os tamborins para o Carnaval, o Cine Colorado exibe:
 
O mistério do Samba


O cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela, o grupo de veteranos artistas de uma das escolas de samba mais populares do Rio de Janeiro.

Direção: Carolina Jabor, Lula Buarque de Hollanda
Atores: Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Monarco.
Duração: 88 min.
Gênero: Documentário, 2008

Durante seus 88 minutos, o longa faz com que a platéia adentre pela porta da frente no cotidiano da comunidade da agremiação carnavalesca da Portela, uma das mais tradicionais do Carnaval e do samba carioca, em Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio.
Enquanto os personagens surgem com seus casos pitorescos e histórias de sambas do passado, um clima de melancolia fica no ar.
"Não sei se a palavra é melancolia, mas é fato que eles são saudosos. O cara é da Velha Guarda da Portela: ele é velho, tem uma estrada de vida longa, sofrida, cheia de dificuldades e de decepções. Tem sofrimento, sim, até pela proximidade da morte, que deve mexer muito com eles; mas, sem tristeza não tem samba bom", diz Carolina Jabor.


O filme foi feito em dez anos, desde 1998, quando Marisa Monte resolveu resgatar sambas esquecidos para seu disco "Tudo Azul". Até o chamado da cantora amiga, os dois diretores sequer freqüentavam ocasionalmente a quadra da escola azul e branca. Mas então como veio a intimidade para um registro tão genuíno como o apresentado no filme? É Jabor quem responde.
"O contato começou com o pessoal da Velha Guarda, através da Marisa, para depois passarmos a freqüentar a Portela e Oswaldo Cruz. Com o passar do tempo, éramos recebidos sem que eles percebessem a câmera. O Monarco [sambista] falava: 'A Carol não pára de filmar'", recorda.
"A aproximação da Marisa com a Portela foi algo muito orgânico. Foi um desenvolvimento natural do trabalho dela. Acho que o filme vai dar uma nova dimensão para a Velha Guarda da Portela", diz Hollanda.

Serviço:
O Mistério do Samba
Em exibição dia 24/02/11 (quinta-feira), às 20h, no Bar do Pantera, Campo Grande, Cariacica.
ENTRADA FRANCA

O Bar do Pantera fica na Rua Cel Olímpio Cunha, Campo Grande, Cariacica -ES
(Em frente ao Café Praça 8, BR 262)

Leve seu pandeiro e caia no samba!


Nenhum comentário:

Postar um comentário