Páginas

Marcadores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como o Noite Apareceu

''Mitos e Lendas Indígenas - Como a Noite Apareceu"

Sinopse: Depois de muito procurar uma esposa, o guerreiro Abaraya casa com Yanhuri, a filha do Cobra Grande, mas seus amigos Tig-Tig e Teyuguaçu, movidos pela curiosidade, destapam um coco de tucumã, o que provoca o surgimento da noite. Assistindo a encenação, a indiazinha Potã-Mirim deixa a imaginação criar asas e transforma a realidade em fantasia, levando o espectador a uma imersão no fascinante universo mítico do índio brasileiro.



O filme também foi selecionado para abrir a II Mostra Cinematográfica do Fórum Social Mundial, em Dakar (Senegal). O filme é uma adaptação cinematográfica de uma lenda indígena, com o elenco quase todo de índios guaranis, e foi rodado na aldeia dessa tribo em Aracruz.
Após a exibição a Assistente de Produção Danny Borges participará de um bate papo e contar como foi a produção do filme. Confira mais informações do filme: http://comoanoiteapareceu.blogspot.com/


Ficha Técnica

Realização: Politeama Produções Ltda-me
 Produção: Regina Mainardi
 Diretor: Regina Mainardi
Ass. de Direção: Raphael Gasparini / João Paulo
Assistente de Produção: Danny Borges
Língua original: Guarani
Trilha sonora: Paulo Sodré
Gênero: Romance-aventura – vídeo etnográfico – ficção
Tempo de duração: 30 minutos
Ano de realização: 2009

TRAILER:




SERVIÇO:

''COMO A NOITE APARECEU''
Dia: 14/04/11 (quinta)
Hora: 20h
Local: Bar do Pantera - Campo Grande, Cariacica - ES
(R. Cel. Olimpio Cunha, em frente ao Café Praça 8, BR 262)
ENTRADA FRANCA!

A exibição é em comemoração ao Dia do Índio (19/04), que só é lembrado nas escolas e por entidades que defendem os direitos indígenas.
O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
Fonte: Wikipédia

4 comentários: