Páginas

Marcadores

terça-feira, 5 de julho de 2011

It's Only Rock 'n' Roll (But I Like It)

Em comemoração ao Dia do Rock: A TODO VOLUME

Diferente que qualquer outro documentário sobre rock & roll, A TODO VOLUME coloca três guitarristas lendários: The Edge (U2), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Jack White (The White Stripes, The Raconteurs) - sobre um palco vazio para criar uma inigualável reunião musical. Num processo de improvisação, eles trazem suas perspectivas pessoais sobre arte, inspiração e como cada um deles usa suas experiências únicas para criar suas próprias revoluções musicais e sonoridades características. Através de visitas a locais marcantes de suas carreiras, os artistas falam de sua rebelião musical e de como forjaram seus sons particulares.

Depois de um começo curioso, em que Jack White comprova que basta pouco mais de um toco, pregos e uma garrafa para fazer o corpo de uma guitarra, o documentário A Todo Volume (It Might Get Loud, 2008), sobre o fascínio exercido pelo instrumento amplificado de corda, traz Jimmy Page em cena pela primeira vez - e o guitarrista do Led Zeppelin compara a guitarra com o corpo das mulheres, esse clichê clássico.

Ao invés de somente reunir ícones para uma jam com declarações de amor ao instrumento e metáforas etéreas, A Todo Volume vai atrás da história desses convidados, dos seus processos de composição, tenta entender o que há de singular em seus estilos e como eles contribuíram para definir o som de suas bandas - e do rock dos últimos 40 anos.
Guggenheim ordena depoimentos logo no início para mostrar que a eleição do trio não foi aleatória. The Edge é o experimentalista, o racional, que equaciona efeitos de pedal e eletrônica para criar riffs como o de "Elevation". Já o guitarrista do White Stripes e do Raconteurs é o purista, o homem do campo, o nostálgico, que prefere pegar uma guitarra tosca e extrair dela uma espécie de autenticidade. Page meio que serve de meio-termo: típico representante dos anos 70, tem formação clássica, como White, mas está aberto a todo tipo de novidade, como Edge.

Assista ao trailler:

Título original: (It Might Get Loud)
Lançamento: 2008 (EUA)
Direção: Davis Guggenheim
Atores: Jimmy Page, The Edge, Jack Stripe.
Duração: 97 min
Gênero: Documentário
Dublado

Em cartaz: A Todo Volume
Quando? Quinta 14/07/2011
Hora: 20h
Onde? Bar do Pantera
R. Ce. Olímpio Cunha, Campo Grande Cariacica/ES
(Próximo a BR 262, em frente ao Café Praça 8)
ENTRADA FRANCA

Dia Mundial do Rock - 13 de Julho
Foi no dia 13 de julho de 1985 que um cara chamado Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial. 
Além de contar com nomes de peso da música internacional, o Live Aid tinha um teor mais elevado, que era a tentativa nobre de conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem ser pelo menos minimizadas. Dois shows foram realizados, sendo um no lendário Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no não menos lendário JFK Stadium na Filadélfia (EUA).



Nenhum comentário:

Postar um comentário