Páginas

Marcadores

sábado, 27 de agosto de 2011

1° Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural



Marataízes sedia a 1° Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural, entre os dias 25,26 e 27 de Agosto, a cidade vai respirar audiovisual. O Palácio das Águias, casarão histórico do município restaurado recentemente e que abriga a biblioteca de Marataízes, ganhou cores e movimentação mais intensa com a chegada da MCA Histórico-Cultural, o evento conta com uma programação gratuita que inclui Mostra Competitiva de documentários, Mostra Paralela de curtas-metragens, oficinas diversas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.

 Por meio das produções audiovisuais exibidas, é possível assistir ao registro expressivo e criativo de jovens capixabas sensíveis e atentos à sua própria história. Além de Marataízes, os municípios que participam da Mostra são: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma e Rio Novo do Sul.

Os jovens realizadores vivenciaram todas as etapas de produção de um documentário, aprenderam noções básicas de roteiro e de linguagem audiovisual, manusearam os equipamentos de captação de imagem e som, e participaram da decupagem e edição dos vídeos.




Além da Mostra Competitiva,  nas categorias de Melhor Vídeo (Júri Popular), Melhor Vídeo, Melhor Edição e Melhor Roteiro (Júri Oficial), o público da 1ª MCA Histórico-Cultural terá contato com outras experiências de produção e difusão audiovisual durante a Mostra Paralela – atividade que promoverá bate-papos e intercâmbio com realizadores convidados.


No primeiro dia de evento o público conferiu cenas inéditas de “As horas vulgares”, primeiro longa-metragem contemplado pelo edital de incentivo à cultura da Secult. O diretor Rodrigo de Oliveira anunciou que o filme será finalizado na próxima semana. Mariana Candido Gabriel, do Grupo Cultural Etc também participou do debate.

No segundo dia de Mostra Paralela, o cineclubismo foi o tema da conversa. As convidadas do dia são Eliane Correia, uma das fundadoras do Cineclube Badaró, de Guaçuí, e Juliana Gama, integrante do Cineclube Colorado, de Cariacica. Os cineclubes são importantes espaços para a difusão audiovisual e, com as tecnologias digitais e cada vez mais acessíveis, o número de cineclubes tem crescido e levado a programação cinematográfica para lugares que não dispõem de salas de cinema.

A programação também conta com diversas oficinas de técnicas audiovisuais e de produção de conteúdos. Essas atividades são uma chance para aprofundar conhecimentos no campo do audiovisual por meio das oficinas de câmera, edição e fotografia.

Um comentário:

  1. Parabéns Juliana por mais essa luta em prol da Cultura Cineclubista do ES. Mais uma vez levando o cinema a outros cantos do ES.
    Adorei a iniciativa da MCA. Parabéns a vocês também pela iniciativa. Viva o movimento cineclubista da OCCA.

    ResponderExcluir