Páginas

Marcadores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

"O VENENO ESTÁ NA MESA"


Sinopse: O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. A idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.
  
Em cerca de 60 minutos, o filme mostra como o país facilita o consumo dos agrotóxicos e como movimentos sociais e setores do próprio governo como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) têm tentado, de formas distintas, alertar sobre o problema. Com entrevistas de trabalhadores rurais, pesquisadores da área da saúde e diversos dados e informações inéditas, o documentário denuncia casos de contaminação pelo uso de agrotóxicos, inclusive com a morte de um trabalhador, e mostra como é possível estabelecer outro modelo de produção sem o uso de venenos, baseado na agroecologia.

  • A ideia de realizar o documentário, conta Tendler, nasceu durante uma conversa com o escritor uruguaio Eduardo Galeano, há cerca de dois anos. “Ele me disse que o Brasil era o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Então voltei para o Brasil querendo fazer esse filme. Falei com o João Pedro Stedile [liderança nacional do MST], que juntou todas as informações necessárias, e o resultado está aí”.

 
Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida 

 A Campanha é um esforço coletivo, assumido por um conjunto de organizações e pessoas, que visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), explicitando as contradições geradas pelo modelo de produção imposto pelo agronegócio.



Após o filme debate!

 - Debate: A possibilidade de nos exprimirmos livremente, mesmo que as nossas perspectivas pessoais choquem com outras, mas todos partilharmos de um ideal comum.

Em cartaz: "O Veneno está na mesa"
Dia: 15/09/11 - (Quinta-feirra)
Hora: 20h
Local: Bar do Pantera
End. Rua Cel. Olímpio Cunha, Campo Grande, Cariacica/ES
(Próx BR 262, em frente ao Café Praça 8)

ENTRADA FRANCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário