Páginas

Marcadores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cineclubismo e Educação

"Compreendendo o cineclube como um espaço vinculado a uma concepção democrática de organizar a relação do público com a obra cinematográfica – agora audiovisual, o cineclube institui-se como lugar do novo e do público. O cineclubismo na escola pode contribuir para ressignificar o papel da própria escola na renovação do conhecimento que caracterizará a inclusão integral.
Neste contexto, ética, estética, política e educação devem ser fatores de um processo crítico, democrático e integral inserido nas práticas escolares." (Fonte: http://cncbrasil.wordpress.com/acao-coletiva/educacao/)

 Pensando nesse processo transformador que se dá através das exibições audiovisuais e debates, que os cineclubes promovem, o Cineclube Colorado irá exibir para alunos do EJA, da EMEF Stélida Dias, o filme documentário "Lixo Extraordinário". 

O Filme

Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. 

Segundo o dicionário “lixo” significa qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana. Antes de chegar ao Jardim Gramacho, Vik Muniz e os diretores do documentário não esperavam encontrar nada muito diferente disso, mas se surpreenderam ao conhecer pessoas cativantes, cheias de dignidade, como Tião, jovem presidente da ACAMJG (Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho), ou Zumbi, catador que resgata os livros do lixão e acabou montando uma biblioteca com os exemplares.

Serviço:
Exibição "Lixo Extraordinário"
Dia: 28/09/2011 - Quarta
Local: EMEF Stélida Dias, Campo Grande, Cariacica
Hora: A partir das 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário