Páginas

Marcadores

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Lançamento do documentário "Pedras Pretas"


Pedras Pretas, em português, é Itaúnas, em tupi-guarani, e é nesse lugar, marcado pela opressão e modernidade industrial do  eucalipto e da produção do álcool, que o folclore resiste. A manifestação popular  marca os festejos em homenagem aos santos São Sebastião e São Benedito, numa festa que dura quatro dias de cores, rostos, batidas de tambores, danças e rodopios.


O folclore é também uma forma de luta pela liberdade, um exercício político de impor sua posição social, seu direito à vida e seu bem simbólico maior. Em "Pedras Pretas" vemos um recorte dessa História, com as origens econômicas, as relações sociais, a tragédia ecológica que se transforma em economia turística, os preparativos para a festa, os ensaios e as apresentações dos grupos folclóricos durante a festa do janeiro de 2012.



E a religiosidade sempre presente na devoção ao santo negro São Benedito e ao santo São Sebastião, que se unem na constituição do corpo simbólico de uma comunidade tradicional. O desenvolvimento do projeto também incluiu a recuperação de dois filmes documentários realizados por Orlando Bomfim Netto, década de 1970. Um é "Itaúnas, Desastre Ecológico", de 1975, que aborda o processo de avanço das areias. Imagens de época de forte impacto e de uma particular beleza.O outro é um belíssimo registro de um grande artista, "Mestre Pedro de Aurora", refinado violeiro e contador de histórias do quilombo de Negro Rugério, hoje povoado de Sant’Ana , na mesma região de Itaúnas, no município de Conceição da Barra.



O lançamento do documetário, com direção de Marcos Valério Guimarães, acontecerá no dia 16 de agosto, às 20h, no Cineclube Colorado, o filme também percorrerá por outros cineclubes do estado. A exibição marca o aniversário de 3 anos do Colorado e contará com a presença do realizador para bater um papo com o público. Também, haverá a exposição fotográfica "Festa na Vila - Memórias acerca do folclore em Itaúnas", do fotógrafo Diego Nunes, um registro inusitado do cotidiano da festa dos santos. A entrada é gratuita.



SERVIÇO

Lançamento do documentário "Pedras Pretas - Itaúnas de São Benedito e São Sebastião"
Direção Marcos Valério Guimarães.
Dia: 16/08/12
Hora: 20h
Local: Cineclube Colorado - Bar do Pantera
End: Rua Coronel Olímpio Cunha, n°07, Campo Grande, Cariacica-ES
(Próximo à BR 262, em frente à Feltz Motopeças)
E mais: Exibição dos vídeos Itaúnas, Desastre Ecológico e Mestre Pedro de Aurora, do Diretor Orlando Bomfim Netto e exposição fotográfica

ENTRADA FRANCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário