Páginas

Marcadores

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mostra + Exposição Fotográfica

8ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL: POÉTICA E CIDADANIA NA TELA

Mulher. A empregada doméstica e a indígena. A próxima sessão do Cineclube Colorado irá abordar a temática feminina em duas situações: o cotidiano das empregadas domésticas e as mulheres da tribo indígena Kuikuro durante um ritual. São dois documentários que fazem parte da 8º Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América Latina, também, acontecerá a exposição fotográfica "Nuas e Cobertas de Razão". Mostra + Exposição Fotográfica será nos dias 12 e 13 de fevereiro, às 20h, no Bar do Pantera.


A Mostra

Iniciada em dezembro de 2006, em alusão ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, a 8ª MCDH na América do Sul tem como foco a inclusão social e o debate sobre os direitos humanos, exibindo filmes que abordem o tema. São filmes em formato digital que circulam, alternadamente, pelas 26 capitais brasileiras, Distrito Federal e interior do País, alcançando mais de 600 pontos extras de exibição através de cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, entre outros.

A mostra aconteceu oficialmente entre os dias 26 de novembro a 20 de dezembro de 2013, porém, entra na programação do Cineclube Colorado nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2014.

A 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), através do Departamento de Cinema e Vídeo, com apoio da OEI, UNIC-RIO, CTAv, EBC e patrocínio da Petrobras e BNDES. Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura.

Documentário: a realidade que vira filme

Com a proposta de utilizar a linguagem cinematográfica para estabelecer um diálogo direto com a população, um contato que valorize a diversidade e garanta o respeito aos Direitos Humanos em todo o país, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul tem o importante papel de disseminar e fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos, especialmente de forma a alcançar os setores historicamente excluídos ou com menos acesso a bens culturais.

 
Serão exibidos dois documentários, "Doméstica, do Diretor Gabriel Mascaro, e "As Hiper Mulheres: Itão Kuêgü", dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro. "Doméstica", traz o relato de sete jovens que filmaram o cotidiano de suas empregadas durante uma semana e "As Hiper Mulheres" retrata o maior ritual indígena feminino do Alto Xingu (MT).



Após as sessões haverá um bate-papo com o público presente.
 

SESSÃO + EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


 Ainda, para compor a temática feminina, junto com a exibição dos filmes haverá a exposição fotográfica "Nuas e Cobertas de Razão", da fotógrafa Maria Eduarda Gimenes. São 15 imagens em um ensaio contínuo sobre mulher, corpo, seios e seus tabus.







PROGRAME-SE

8º MCDH + EXPOSIÇÃO "NUAS E COBERTAS DE RAZÃO"
DIAS 12 E 13 DE FEVEREIRO

NO BAR DO PANTERA - CAMPO GRANDE, CARIACICA-ES

Dia 12 de fevereiro
Às 20h30
Exibição: "Doméstica"
Doc, Brasil, 1h15

Dia 13 de fevereiro
Às 20h
Exibição: "As Hiper Mulheres"
Doc, Brasil, 1h20


ENTRADA FRANCA

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário