Páginas

Marcadores

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cinema, buteco e outras conversas



III Mostra Curta Colorado apresenta cenário audiovisual capixaba


Por Ana Luiza Calmon
O cenário audiovisual independente do Espírito Santo será o destaque da semana a partir desta quarta-feira. Durante os dias 26, 27 e 27 de agosto, acontece a III Curta Colorado, mostra competitiva de produções locais. Com novidades na programação, o evento apresenta filmes de diferentes formatos, gêneros e abordagens, que serão exibidos e eleitos pelo voto popular e técnico.

Realizada pelo Cineclube Colorado, a mostra visa divulgar e valorizar vídeos produzidos no estado. Em sua terceira edição, foram 46 filmes inscritos, realizados entre os anos de 2010 e 2015. A maioria é oriunda da região metropolitana do Espírito Santo, nas respectivas cidades: Vitória (27), Vila Velha (11), Cariacica (05), Guarapari (01), Viana (01). O distrito de Matilde, na cidade serrana de Alfredo Chaves, é representado com um curta-metragem.

Ao todo, são 18 videoclipes, 13 animações, 6 documentários, 6 ficções, 2 videoartes e 1 experimental inscritos para a mostra. As produções passaram pelo processo de seleção e curadoria dos integrantes do Cineclube Colorado. No total, foram selecionados 27 filmes: 13 no formato curta-metragem e 14 videoclipes.

Mostra prioriza interação com o público

Entre as novidades para a terceira edição, a Mostra Curta Colorado terá três dias de exibição e com filmes inscritos em duas categorias disponíveis: curta-metragem e videoclipe. A votação será feita por um júri técnico e também popular. Porém a participação e interação do público continua sendo de extrema importância para a mostra, que foi diretamente criada para os espectadores capixabas que buscam conhecer as produções locais.

Os vídeos vencedores de cada categoria, escolhidos pelos jurados convidados e pelo público, serão premiados com um troféu e uma recompensa simbólica no valor de R$500,00.

Critérios

A seleção dos vídeos foi realizada pela equipe do Cineclube Colorado com base no regulamento. Porém, devido à grande quantidade de trabalhos inscritos, foi necessário realizar uma outra triagem, com base na temática dos vídeos, cabendo dentro da programação prevista. Os filmes inscritos que não foram selecionados para a mostra competitiva, serão exibidos na mostra paralela, a ser realizada em setembro, em caráter não competitivo - apenas para apreciação do público e divulgação dos trabalhos.

 

PROGRAMAÇÃO



A III Mostra Curta Colorado tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei de Incentivo Cultural João Bananeira e patrocínio do Hospital Meridional. O Bar do Pantera e a Agência O Parque, responsável pela confecção da arte, são apoiadores culturais do evento.

O evento é aberto ao público e será realizado nos dias 26, 27 e 28 de agosto, a partir das 20h, no Bar do Pantera, em Campo Grande, Cariacica. Confira a programação:

26/08 (Quarta-feira)
Abertura do evento
Mostra Competitiva de videoclipes e votação popular

27/08 (Quinta-feira)
Mostra Competitiva de curtas e votação popular

28/08 (Sexta-feira)
Encerramento do evento
Lançamento da Zine Bananeira e do documentário “Felicidade é caro”
Cerimônia de Premiação
Apresentação musical com Edivan Freitas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário