Páginas

Marcadores

domingo, 11 de maio de 2014

Semana Cineclubista Capixaba

Debates e exibições resgatam a história do cineclubismo capixaba e apotam uma nova perspectiva do movimento


Ao longo de uma Semana, a OCCa - Organização dos Cineclubes Capixabas, propõe a realização de uma série de sessões temáticas com a finalidade de estudar o movimento cineclubista capixaba e questões estruturantes da prática cineclubista.

Serão exibidos filmes e, também, acontecerá debates acerca de aspectos como a formação de público, agenciamento e mobilização de pessoas em tempos de mergulho das sociedades na internet, acesso a produções audiovisuais e distribuição de acervos, além do resgate da história do movimento.

Um dos seus objetivos principais do projeto é estimular a pesquisa a respeito de assuntos pertinentes à pratica cineclubista. Dessa forma, três pesquisadores se debruçaram sobre a história do movimento, novas formas de agenciamento e mobilização, além do acesso e distribuição de acervos audiovisuais.

A semana Cineclubista Capixaba é uma atividade do Cineclube Universitário, realizado com recursos do Funcultura/Secretaria de Estado da Cultura - Edital de Criação e Manutenção da Atividade Cineclubista no Espírito Santo.

Apoio
Universidade Federal do Espírito Santo - Superintendência de Cultura e Comunicação
Cineclube Metropolis
Panela Audiovisual
ABD Capixaba
Associação de Cineclubes de Vila Velha
Conselho Nacional de Cineclubes
Federação Internacional de Cineclubes
Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cinebercultura - UFES

Veja a programação completa:

Segunda (12/05): Sessão História do Movimento Cineclubista
Filme: O Encouraçado Potemkin
Debate: Claudino de Jesus (Presidente da Federação Internacional de Cineclubes)
Orlando Bonfim Netto (Cineasta)

Em tempos de demarcação dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil, é retomado um emblemático momento do movimento cineclubista na década de 1980: O Festival do Cinema Russo. Em plena ditadura militar, evento extremamente polêmico. Dentre os quase 300 expectadores, compareceu um expressivo número de representantes da ordem; policiais civís e militares com o intuito de desmobilizar e fechar a sessão. Nesta segunda-feira, retomaremos a história do movimento cineclubista a partir do diálogo com ativistas diretamente responsáveis pela demarcação de seu posicionamento político, marcado pelo enfrentamento à ditadura militar e articulado com as lutas por liberdades democráticas e autonomia de expressão.
O filme exibido é O encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein, exibido na Mostra de Cinema Russo, e importante marco na história do cinema, pela sua revolucionaria forma de organização narrativa e montagem fílmica.


Terça (13/05): Sessão Tecnologias Digitais, Agenciamento e Mobilização
Filme: Casagrande e as ruas do medo
Debate: Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) - UFES
Coletivo Região Jovem Formate (Viana)

Release: Com o advento das tecnologias digitais e, portanto, de uma outra dimensão tecnológica, que aponta novas formas de relações, tantos em cada vivência, como nas relações institucionais e entre espaços e territórios distintos são buscados apontamentos de sínteses de novas formas de agenciamento e mobilização. Interesses que, por fim, buscam fortalecer repertórios de um debate maior, que extrapola os campos de interesse específicos do movimento cineclubista: a compreensão dos desafios para a organização da sociedade civil na contemporâneidade, em tempos de profundas transformações tecnológicas e culturais, de relações e narrativas fluídas.

Quarta (14/05): Sessão Organização de Acervo e Distribuição Audiovisual
Filme: Pacific
debate: Juliana Gama (Coordenadora de acervos OCCa)
Luiz Eduardo Neves (Panela Audiovisual)
Marcos Valério Guimarães (experiência de distribuição de filmes em película pela extinta Fereração Capixaba de Cineclubes)

Release: Nosso tempo é marcado por amplas possibilidades de acesso e distribuição de conteúdos audiovisuais, via mídias digitais e internet. Ao mesmo tempo que nos possibilita produzir e alimentar essa rede com nossos “pontos-de-vídeos”. Tentaremos cartografar parte desse universo de modo a criar orientações para as programações, interações e atividades dos cineclubes do estado do Espírito Santo. Onde encontrar, como criar campos de convergências temáticas ou de interesses? As possibilidades de stream, as disponibilidades legais e “piratas” de descarregamentos e carregamentos ou a necessidade de simples cópias em DVD para distribuição física de conteúdos estarão no nosso universo de discussão, na tentativa de comprendermos o atual universo da organização de acervos audiovisuais e suas possibilidades de distribuição.

Quinta: Sessão Cineclubismo e Censura
Filme: Plano B
Debate: Tião Xará
Release: Cineclubismo como enfrentamento da censura e as lutas pela liberdade de expressão e em defesa do Cinema Brasileiro.
Sessão de estréia do filme Plano B no Espírito Santo.

Sinopse: Em 1967, o filme “Brasília – Contradições de uma Cidade Nova” decide revelar os subúrbios pobres de Brasília e termina proibido pelos próprios patrocinadores. Para proteger a cópia, Joaquim Pedro de Andrade decide escondê-la logo após uma projeção surpresa. Passados 40 anos de esquecimento, o filme é restaurado e se mostra incrivelmente atual. Em 2012, outra equipe de cinema procura as pistas da produção, da censura e do desaparecimento da cópia para entender porque a vanguarda modernista não chegou aos subúrbios da cidade e descobrir qual foi o futuro das pessoas que estavam no filme proibido.
Mais detalhes: http://docplanob.wordpress.com/

Sexta: Sessão Bota Fora e Deixa o Pau Quebrar!
Filme: estréria do documentário: Afetos Cineclubistas
Debate e apresentação do resultado das pesquisas: Fábio Gama: história do movimento
Leonardo Almenara: acervo e distribuição
Wilberth Silva: agenciamento e mobilização


Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário